Títulos de Transporte

  • O título de transporte é válido para o dia e hora mencionados no mesmo.


  • Crianças de idade igual ou superior a 4 (quatro) anos e inferior a 13 (treze) anos, pagam meio bilhete (Artº 151 do R.T.A).


  • Crianças de idade inferior a 4 (quatro) anos, viajam gratuitamente (Artº 150 do R.T.A) desde que devidamente acompanhadas e não ocupem lugar.


  • As reservas efectuadas através do Serviço Informativo, terão de ser levantadas até uma hora antes da partida. Caso isso não aconteça, o lugar será anulado automaticamente, ficando o passageiro dependente da disponibilidade de lugares.


  • Em compras efectuadas na internet (www.rede-expressos.pt), o respectivo título de transporte será enviado para o endereço de correio electrónico indicado pelo cliente durante o processo de compra.


  • Nos Títulos de transporte com desconto de cartão jovem, cartão estudante, militar ou 3ª idade, na modalidade ida/volta, adquiridos para dias diferentes de desconto, a Rede Nacional de Expressos aplicará o preço com base no cálculo relativo ao dia de menor desconto.


  • Não são efectuadas acumulações de descontos em títulos de transporte nos serviços da Rede Expressos. Apenas o desconto de 5% atribuído pela compra online é suplementar, pela utilização do canal digital.


  • A tarifa mínima legal praticada na Rede Expressos é de 6€. Nenhum plano tarifário terá valores comercializados abaixo desta tarifa.


  • A apresentação do título de transporte é obrigatória no ato de reclamação.


  • Descontos aplicados sujeitos a arredondamento.


  • Compras na Internet
  • Para bilhetes adquiridos on-line, é obrigatória a apresentação da respectiva impressão no momento de embarque no autocarro


  • Caso não receba o seu bilhete electrónico, deve dirigir-se aos nossos serviços de apoio ao cliente ou então contactar através de cliente@rne.pt descrevendo o sucedido, indicando os dados que lhe foram solicitados durante a compra, nomeadamente: nome, número de identificação, origem/destino, hora da viagem e endereço de email utilizado no processo de compra.


  • Os bilhetes comprados na Internet não podem ser alterados, sendo válidos apenas para a data e hora escolhidas.


  • Na compra de bilhetes pelo nosso site, a segurança da transacção é garantida pelo Montepio Geral.


  • Revalidações de Títulos de Transporte

  • Títulos de transporte adquiridos via Internet não podem ser alterados, revalidados nem são passíveis de reembolso.


  • Títulos de transporte adquiridos em períodos de desconto, só podem ser revalidados para o mesmo período do título a revalidar (dentro da mesma classe de preço).


  • Apenas é permitida uma revalidação por título de transporte.


  • Revalidação de títulos de transporte adquiridos em bilheteiras/agentes de vendas:

    • Revalidação efectuada com antecedência mínima de 31 (trinta e um) minutos em relação à hora de partida será gratuita.
    • Revalidação efectuada com antecedência de 30 (trinta) minutos, até à hora de partida, terá um custo de 10% do valor do bilhete.
    • Revalidação efectuada após a hora de partida e nas 24 (vinte e quatro) horas posteriores terá um custo de 25% (vinte e cinco porcento) do valor do bilhete.
    • Ultrapassadas 24 (vinte e quatro) horas após a hora de partida, o cliente perderá o direito a qualquer revalidação.
    • Não são efectuados reembolsos, excluindo casos em que a viagem não tenha sido realizada por factos imputáveis ao operador.


  • Bagagens

  • É Permitido o transporte gratuito de bagagem pessoal até 20 Kgs de peso bruto (Artº 16º, nº3 do Dec. Lei 399-F/84 de 28 de Dezembro).


  • Não é permitido o transporte de volumes que, pelo seu peso, dimensões e características não devam ser considerados bagagem pessoal, não possam ser arrumados nas bagageiras inferiores ou comprometam a segurança do veículo. (Artº 16º, nº1 do Dec. Lei 399-F/84 de 28 de Dezembro).


  • Não é permitido o transporte – em bagagem pessoal ou despacho – de armas de fogo ou qualquer outro tipo de armamento.


  • No interior do veículo, apenas será permitido o transporte de pequenos volumes que, pelas suas dimensões, peso e características, possam ser devidamente acondicionados nos locais apropriados e não constituam risco ou incomodo para os passageiros (Artº 16º, nº2 do Dec. Lei 399-F/84 de 28 de Dezembro).


  • Apenas é permitido o transporte de bicicletas dobráveis que estejam devidamente embaladas e acondicionadas na bagageira inferior. Se o peso combinado total (bagagem + bicicleta) ultrapassar 20kg, será cobrada uma taxa.


  • Documentos e objectos de valor como por exemplo computadores, telemóveis, máquinas fotográficas ou outros devem acompanhar o passageiro no interior do veículo.


  • A Rede Expressos não se responsabiliza por qualquer dano ou extravio pelo não cumprimento do referido anteriormente.


  • Animais

  • O Transporte de animais de companhia será permitido no habitáculo do veículo se o animal viajar acompanhado, devidamente acondicionado em jaula apropriada e apresentar-se em adequado estado de saúde e de higiene, conforme estipulado na Portaria 968/2009. O transporte do animal estará sujeito ao pagamento de meio bilhete para a viagem a realizar. Os animais de companhia não podem, em caso algum, tomar lugar nos bancos dos veículos afectos ao transporte público (Portaria 968/2009, artigo 2.º, alínea 3). Deverá ter em atenção a legislação que regula o transporte de serviço expresso, descrita no DL-399-F de 84, artigo 16º, nº2, "no interior do veículo apenas será permitido o transporte de pequenos volumes que pelas suas dimensões, peso e características possam ser devidamente acondicionados nos locais apropriados e não constituam risco ou incómodo para os passageiros".


  • Recomendações

  • Recomendamos a todos os nossos clientes a aquisição antecipada de título de transporte, podendo assim beneficiar da escolha e marcação de lugar.


  • Recomenda-se a comparência no local de embarque, com antecedência mínima de 15 minutos.


  • Recomendamos, para seu conforto, que cumpra o lugar indicado no seu título de transporte.


  • Para mais informações, consulte a Rede Nacional de Expressos através do telefone 707 223 344


  • As sugestões e reclamações devem ser enviadas para cliente@rne.pt, devidamente acompanhadas do título de transporte da viagem efetuada.


  • No ato de aquisição do seu título de transporte numa bilheteira presencial:
    • Confira o seu troco.
    • Verifique se o título adquirido está de acordo com a sua solicitação.
    • Se desejar fatura, esta apenas será emitida quando requisitada no ato da compra.


  • Quando a mudança para a hora de inverno se verifica, os serviços da Rede Expressos com partida entre as 01h00 e as 03h00 permanecem na hora antiga